sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Isto chateia

Sabem aquela sensação de estarem a ser ignorados, de estarem a ser espezinhados pelos interesses de outrem? Bem, eu tenho-me sentido assim, ao ver a centralização do poder cada vez mais evidente... É triste constatar  que "Portugal é lisboa, o resto é paisagem". Afinal, quem quer ter tudo centralizado numa cidade que pode ser vítima de um terramoto a qualquer momento?
Passando à frente, um dos assuntos que mais chateia é a utilização do Aeroporto Sá Carneiro. Para entenderem a minha frustração, recomendo a leitura integral do texto: "AEROPORTO FRANCISCO SÁ CARNEIRO: QUE FUTURO?", que apesar de datado de 2005, se encontra bem actual (de notar ainda que onde se lê Aeroporto da Ota, se deve ler "novo aeroporto de lisboa, seja onde for"), e cuja conclusão diz o seguinte:

"Seja como for, uma realidade é indesmentível: nenhuma política aeroportuária – com ou sem novas grandes infraestrutruras – pode desconhecer ou ignorar o potencial e a capacidade já instalada do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, potencial e capacidade que estão imediatamente disponíveis. Qualquer opção que não tenha em conta esta realidade, implicará um sério desperdício dos recursos dos contribuintes e mais um duro, quiçá definitivo, golpe no desenvolvimento harmonioso e integrado do país."


Muito sinceramente, e após ler que o Aeroporto em questão é o segundo com maior potencial em toda a Europa, só ultrapassado pelo de Barcelona, admito estar impaciente por ver como vai esta questão ser tratada ao longo do tempo. Mas uma coisa é certa, a nossa maior vitória foi a conquista da Ryanair, que tem agora uma base no Porto.

2 comentários:

Cão disse...

Essa do terramoto foi boa. ahah! "não saias à rua que podes ser atropelado"
"não vás de avião que pode despenhar-se"

Acho que estás a falar um pouco sem saberes do que falas.
É verdade que Lisboa é bastante valorizada, o que é normal visto ser a capital de Portugal, mas o resto do país é constantemente divulgado e valorizado também.
Portugal já é conhecido como um todo e não apenas por Lisboa.
Se queres falar de centralização dá uma olhadela aos nossos vizinhos e experimenta então atravessar Espanha de carro ou qualquer outro veículo terrestre e aí sim, verás que Espanha é Barcelona e Madrid e mais uns outros "apontamentozitos". O resto sim é paisagem.

Sofia disse...

Eu concordo contigo Jorge. Que Lisboa é valorizada, já é do conhecimento de todos, mas esta situação é flagrante, e não tinha consciência disso.
Não é normal a capital ser tão valorizada por ser capital. Lisboa é capital sim, mas só por causa disso não tem de ter mais fundos que a câmara do Porto, por exemplo. E é louvável o crescimento e desenvolvimento que o Porto conseguiu, com apoios financeiros bem menores que a câmara de Lisboa. Realmente, num país em que todos fogem do interior para o litoral e o abandono é cada vez mais crescente, porque não investir noutras cidades? Desenvolver e recriar oportunidades de crescimento e desenvolvimento iguais para todos? Era algo a pensar...