Na noite de ontem, do porto salva-se o Falcão e Rodriguez... Se todos os jogadores tivessem a vontade deles e a sua determinação, esta equipa chegava longe. Mas isto já não parece uma equipa. Parecem 11 jogadores isolados uns dos outros, com culpas para o treinador. Se no passado eu critiquei o Paulo Bento porque para o seu 4-4-2 losango andava a contratar alas para não os usar, o Porto neste seu 4-4-3 tem excesso de médios (só precisa de 3~5), mas tem uma enorme falta de alas com qualidade (o Mariano é pior do que muitos amadores, e só sobram Varela e Rodriguez) e falta de jogadores de área (isto se se continuarem a esquecer do Farias, porque o Hulk não pertence a esta posição, e o Orlando Sá é muito fraco). Tudo por causa de uma política de transferências que ninguém percebe. E já que falamos de coisas incompreensíveis, falemos de Hulk. Um jogador sem ritmo de jogo, um jogador que nunca esteve no mesmo campo que Ruben Michael, e querem que o entendimento entre os dois seja perfeito? Para mim, mais um sinal que Jesualdo se anda a desleixar, e muito.
Mas se os problemas fossem só na frente, o Porto não teria perdido de forma tão humilhante. Fucile encontra-se num estado de graça tal, que por falta de concorrência começa a jogar de forma pesada e pouco objectiva que afecta o colectivo. Rolando é um jogador muitos furos abaixo neste plantel. Para um clube que aspira ao título nacional, não ter um defesa central ao nível de Bruno Alves é um erro, principalmente se o outro é ao nível de Rolando ou Maicon (já agora, deixo aqui uma dica para o Queiroz: quando não tiveres o Ricardo Carvalho e o Pepe, lembra-te que o Daniel Carriço é um jogador de topo).
No meio campo começam os problemas: eu que nunca defendi o Fernando como um bom jogador, vejo-me agora a desejar que ele volte. Porque Jesualdo não consegue ver que tantas soluções (Tomás Costa, Valeri, Guarín, ou o inventado Nuno Coelho) são para posições diferentes, e não médios de contenção. Já agora, alguém sabe qual o pior, entre Maradona e Jesualdo? Este dispensa dois médios defensivos para clubes como Fiorentina (Bolatti) ou Boca Juniores (Prediger), aquele convoca-os para a selecção argentina, só uma das melhores a nível mundial. De resto, salienta-se ainda a forma lenta e pesada de jogo praticada por Raúl Meireles, que não se pode queixar muito do cansaço, senão nem ao Mundial poderá ir. Para além disso, a chegada de Ruben Michael veio estabilizar um meio-campo onde o jogo pausado de Beluschi e o jogo trapalhão de Mariano já ameaçavam fazer danos irreparáveis. Se o Benfica não tinha banco no início da época, a verdade é que o melhorou, mas o Porto deixa-se andar e isso paga-se caro.
Ainda do jogo de ontem, aproveito para dizer que o Arsenal é das equipas que mais gosto de ver jogar. Uma equipa muito jovem (média de idades de 22,8 anos) mas com um talento incrível. A começar pela grande estrela do Europeu de 2008, Arshavin, o russo de 1,74 m de altura deixa muitos gigantes pelo chão com a sua técnica impressionante e a bola sempre colada ao pé. Esta equipa (na verdadeira ascensão da palavra) tem o plantel certo, podendo dar-se ao luxo de deixar de fora jogadores como Gallas, Ramsey, Fabregas, Eduardo, Van Persie, Vela, etc. Adoro vê-los jogar e espero sinceramente que continuem assim com este futebol espectacular.
Sem comentários:
Enviar um comentário